SEMEL abre inscrições para 24ª Tacinha Araguaia de Futsal

SEMEL abre inscrições para 24ª Tacinha Araguaia de Futsal
  Alto Araguaia, MT – O ciclo de atendimentos do Mutirão Rural da Cidadania terminou nesta quarta-feira (13/03) e deixou um saldo extremamente positivo no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). Foram beneficiadas 610 pessoas e realizados 5.001 atendimentos. A intenção do projeto é facilitar o acesso do cidadão aos direitos básicos por meio da descentralização de ações ao reunir vários parceiros, de diferentes segmentos para levar diversos serviços diversos, como emissão de documentos. [caption id="attachment_19190" align="alignleft" width="319"]Imagem 053 531 pessoas foram beneficiadas, gerando 4.414 atendimentos na área central[/caption] O Mutirão foi realizado em duas etapas. A primeira aconteceu durante toda terça-feira (12/03) na Escola Estadual Onecídio de Resende, no Distrito do Buriti, beneficiando 79 pessoas e prestando 587 atendimentos. Já na área central do município, na Escola Adalcy da Conceição Rodrigues, no Bairro Dom Bosco, o Mutirão Rural prestou 4.414 atendimentos a 531 pessoas. A maior procura foi pela confecção do documento de identidade e carteira de trabalho. O último atendimento em Alto Araguaia aconteceu por volta das 18h30min. Durante os dois dias foram ofertados diversos serviços de forma gratuita como a confecção de vários documentos. Além disso, foram prestadas orientações na área da saúde, direitos trabalhistas, reforma agrária, programas e cursos do Senar, Procon, MT Saúde, Detran, entre outros assuntos. As equipes ainda realizaram vacinação, fotocópias de documentos, fotografias, corte de cabelo, distribuição de preservativos, escovas de dentes, além de exames médicos, como a aferição de pressão e teste de glicemia. O Mutirão da Cidadania é resultado de uma parceria entre Governo do Estado de Mato Grosso, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS) e prefeitura de Alto Araguaia. O sucesso do Mutirão da Cidadania em Alto Araguaia foi traduzido em números. “Foram dois dias de atenção com os moradores e conseguimos atender a demanda. Foram dias de intensa atividade, tanto no Buriti quanto na área central. Os números mostram que o Mutirão foi um sucesso”, disse a secretária de Assistência e Promoção Social, Sandra Paniago. O coordenador do Mutirão da Cidadania, João Vargas, acredita que Alto Araguaia o surpreendeu pelo movimento e não está descartado outro evento ainda em 2013. “Os moradores do Buriti estão bem documentados. Na área central de Alto Araguaia o movimento foi intenso. As filas não reduziram um só momento. Alto Araguaia merece outro Mutirão”, pontua. “O Mutirão da Cidadania é um grande trabalho de inclusão social e de resgate a cidadania. É uma oportunidade que a população tem para acessar diversos serviços, além de regularizar-se quanto a sua documentação e cuidar da saúde. O Mutirão foi sucesso absoluto em Alto Araguaia ao levar serviços diversos a mais de 5 mil pessoas”, destacou o prefeito Maia Neto (PR).